Offline
PUBLICIDADE
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/28881/slider/d4062529e01f21751371de4a486e65d3.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/28881/slider/840c28b777a1ac84692dc130e8b7f20b.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/28881/slider/9aed880c2a62e29f6c831b5c8d8a4460.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/28881/slider/e7c15b40a1d5ef10baf5b60a0ac34c8c.jpg
Após reunião com prefeitos, Rui Costa prorroga medidas restritivas no extremo sul da Bahia; delivery é flexibilizado
10/06/2020 10:01 em SAÚDE

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou que prorrogou, até a próxima segunda-feira (15), as medidas de restrição em 19 municípios do extremo sul do estado. As ações, que têm o objetivo de diminuir a taxa de contaminação na região, começaram na última quarta-feira (3) e eram válidas até esta terça (9). Um novo decreto será publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (10).

Em live realizada nesta terça, Rui Costa informou que se reuniu com prefeitos do extremo sul e recebeu um relato das ações promovidas na região. O governador afirma que alguns municípios tiveram bons números, mas outros não, a exemplo de Teixeira de Freitas. Diante disso, o gestor decidiu prorrogar as medidas, porém flexibilizando a operação de alguns serviços.

“Acabei há pouco reunião com extremo sul, região de Teixeira de Freitas, Prado, Caravelas, Porto Seguro, Eunápolis, Itabela, enfim. A reunião demorou quase três horas. Fiz questão de ouvir o relato de cada prefeito, prefeita, saber o que todo mundo está fazendo e como foi de terça-feira até hoje. Em alguns municípios, sentimos resultado positivos das medidas; em outros, não. De todos os municípios do extremo sul, quero chamar atenção para Teixeira de Freitas, que é o maior município do extremo sul. Em Porto Seguro reduzimos, em Eunápolis, vários outros municípios, mas em Teixeira situação preocupa bastante”, relatou Rui Costa.

“Como tem feriado essa semana (Corpus Christi, quarta-feira), combinamos de prorrogar até segunda-feira as medidas de proteção social, restrição e também medidas de restrição de circulação à noite. Resolvemos flexibilizar as entregas em delivery, em domicílio, que eram feitas para vários produtos, inclusive construção civil. Isso nós flexibilizamos. Será permitido o delivery a partir de amanhã (quarta-feira) nas cidades, assim como flexibilizar abastecimento de carro, uma vez que muitas pessoas estavam sem conseguir abastecer”, continuou Rui Costa.

Até então, o decreto com medidas restritivas no extremo sul permitia apenas o funcionamento de serviços essenciais, como agências bancárias, supermercados, farmácias, casas de alimentos para animais e serviços de emergências de saúde. A determinação de Rui Costa proíbe a circulação de pessoas entre 18h e 5h, o chamado toque de recolher.

O governador da Bahia voltou a falar sobre o hospital de campanha de Teixeira de Freitas, que teve um problema técnico em um compressor e ainda não entrou em operação. Rui Costa prevê que a unidade esteja em operação ainda esta semana.

“Nesta semana, a gente bota em funcionamento leitos de Teixeira de Freitas. Teve um problema técnico no compressor do hospital. Ao invés de fazer um hospital de campanha novo, fizemos como fizemos aqui em Salvador: ao lado do Hospital Espanhol, fizemos uma ampliação provisória utilizando a mesma estrutura. Sai muito mais barato que construir um hospital de campanha nosso. Foi o que fizemos no Hospital do Subúrbio, Couto Maia. Lá em Teixeira, fizemos o mesmo no Hospital Municipal. Só que o compressor para o ar comprido não aguentou abastecer as duas coisas. Tivemos que mandar ontem (segunda-feira) o compressor. Entre hoje e amanhã, vai ser ligado, testado”, explica Rui Costa.

O governador da Bahia também informou que Teixeira de Freitas busca a contratação de mais médicos.

“O município estava com dificuldade de contratar médicos. E vai, então, para os profissionais que quiserem trabalhar no extremo sul, estão abertas vagas de médico, pessoal de UTI. A ideia é que a gente possa, até sexta-feira, no máximo sábado, abrir os leitos de UTI”, disse o gestor.

Por fim, Rui Costa reafirmou que leitos de UTI vão ser abertos em Porto Seguro e Eunápolis.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!